Facebook vai a tribunal nos EUA por dívida de 9 mil milhões de dólares ao fisco

Em questão está o alegado uso de uma técnica de fuga fiscal através da legislação irlandesa. A Irlanda é vista por muitas gigantes tecnológicas como um “paraíso fiscal”, no entanto, muitas enfrentam o escrutínio de entidades governamentais devido às suas práticas.

Facebook vai a tribunal nos EUA por dívida de 9 mil milhões de dólares ao fisco

O Internal Reveue Service, a agência do governo norte-americano responsável pela fiscalização e recolha de impostos, acusou o Facebook de evasão fiscal e avançou com um processo legal contra a rede social. Em questão está uma alegada dívida de 9 mil milhões de dólares relacionada com a canalização de lucros para a subsidiária da empresa liderada por Mark Zuckerberg na Irlanda.

De acordo com a queixa realizada no tribunal de São Francisco, o Facebook aproveitou-se da “flexível” legislação irlandesa para pagar menos impostos, avança a Reuters. O IRS alega que a empresa não declarou de forma correta o valor da propriedade intelectual que vende à subsidiária desde 2010.

Em resposta ao IRS, o Facebook afirma que as acusações não têm fundamento. Segundo a porta-voz Bertie Thomson, as transações em questão realizaram-se numa época em que a empresa ainda estava numa fase de expansão internacional.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: