OLX e Portal da Queixa unidas contra a fraude digital

A parceria visa formar e preparar os consumidores contra o crescente aumento das vítimas de burlas e esquemas online.

OLX e Portal da Queixa unidas contra a fraude digital

Há cada vez mais queixas sobre burlas relacionadas com compras online e um crescente aumento de negócios malparados através do MB Way, como foi alertado pela PSP. Em 2018 o Sistema Estratégico de Informação tinha registado 99 ocorrências deste género e só até 31 de maio deste ano esse número já chegava aos 135 registos.

Um resultado da investigação e da análise do Departamento de Investigação Criminal da PSP, a instituição fala na identificação de um “Modus Operandi”. Ainda com algumas variações, este termo “consiste no aproveitamento feito aos anúncios que as vítimas colocam online para venda de objetos em sites dedicados a este tipo de comércio”, escreve a PSP. OLX e CustoJusto são alguns dos exemplos.

Nesse sentido, o Portal da Queixa e o OLX, juntamente com a Associação Começar Hoje, decidiram unir esforços para combater as fraudes. A colaboração visa a troca de informação e criar mecanismos de aprendizagem que ajudem os consumidores a evitarem burlas, assim como a minimizar o impacto psicológico e económico das mesmas.

Segundo o comunicado, as queixas mais apresentadas são fraudes ligadas aos pagamentos online, esquemas fraudulentos via SMS, roubos de identidade e dados pessoais, assim como lojas online fictícias, phishing e outros tipos de cibercrime

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: