Eventual decisão sobre encerramento de escolas adiada para amanhã

Eventual decisão sobre encerramento de escolas adiada para amanhã

Enquanto decorre, desde o início da tarde desta quarta-feira, a reunião do Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), em Lisboa, António Costa, em Berlim, garantiu que o Governo irá seguir as recomendações que serão anunciadas, ainda hoje, pelo órgão consultivo do Ministério da Saúde.

“Adoptaremos as medidas que forem recomendadas pelo Conselho Nacional de Saúde Pública”, sublinhou o primeiro-ministro. 

Aos jornalistas, o primeiro-ministro garantiu que, caso o CNSP recomende o encerramento das escolas a nível nacional, que esta medida só será tomada, amanhã, depois da reunião do Conselho de Ministros.

Sobre “a discussão do que tem de ser ou não encerrado”, António Costa vincou que, apesar de cada instituição ter “liberdade para escolher”, “do ponto de vista da imposição pelo Governo de uma orientação” só serão tomadas decisões “com base em opiniões técnicas”. 

“Acho que o sistema político tem de ter a humildade de ouvir os técnicos e agir em função daquilo que é o aconselhamento técnico. Hoje, todos temos palpites sobre o que é melhor. Acho que só podemos ter um critério, ouvir a opinião dos técnicos e agir perante essa informação e é isso que temos feito”, reiterou. 

O CNSP está reunido, desde 15h00 de hoje, a discutir possíveis medidas de contenção do surto de Covid-19, em Portugal. 

A DGS avançou, esta quarta-feira, com um novo balanço de casos de infeção por Covid-19. O último boletim epidemiológico dá conta de 59 casos confirmados de infeção (um aumento de 18 casos) e 471 suspeitos. 

Reforça a entidade que 83 casos aguardam resultado laboratorial e que há 3066 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde. 

Em Portugal, há atualmente seis cadeias ativas de transmissão. De realçar que dois casos foram importados de Espanha, nove de Itália e um da Alemanha/Áustria. 

Dos 59 casos confirmados, 36 são da região norte, três do centro, 17 na região de Lisboa e Vale do Tejo e três em Faro. Quanto ao género, dos 59 casos confirmados, 33 são do sexo masculino e 26 do feminino.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: