EUA encerram fronteira com o Canadá a “tráfego não essencial”

Donald Trump esclarece que a medida foi aplicada por “consentimento mútuo”.

EUA encerram fronteira com o Canadá a "tráfego não essencial"

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, através de uma curta publicação deixada na rede social Twitter ao início da tarde desta quarta-feira, que o país irá encerrar, temporariamente, a fronteira norte com o Canadá a “tráfego não essencial”.

A medida, esclarece Donald Trump, foi tomada por “consentimento mútuo”, e surge no seguimento do surto do novo coronavírus, que, até à data, resultou em 7 301 casos de infeção confirmados (890 dos quais nas últimas 24 horas) e 116 mortes.

“Iremos, por consentimento mútuo, encerrar temporariamente a nossa fronteira norte com o Canadá a tráfego não essencial. O comércio não será afetado. Mais detalhes em breve”, escreveu o presidente dos Estados Unidos.

A decisão surge, sensivelmente, 48 horas após o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, anunciar que iria encerrar as fronteiras do Canadá a todos os cidadão estrangeiros, com exceção daqueles provenientes dos Estados Unidos.

Já na terça-feira, recorde-se, a União Europeia, pela voz do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, informou que tomou a decisão de suspender todas as viagens não essenciais para fora do continente no prazo de 30 dias.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: